Kerbal – To Mun or burst

Kerbal Me lembro bem de quando conheci Kerbal Space Program pela primeira vez.

Era 2011, havia acabado de mudar de emprego, e em meu novo cargo não tinha muito o que fazer, vadiando pela internet, acabei me deparando com uma das primeiras versões de KSP.

kerbal rocketA princípio havia pouquíssimas peças disponíceis para montar um foguete, mas mesmo assim passava horas tentando chegar cada vez mais alto, tentando imaginar o que aconteceria se chegasse ao espaço.

Minha paixão por aviação sempre me fez gostar de engenharia espacial, acho que é osmose.

Uma recordação frustrante, quando pequeno eu era doente por um KIT da Revell para montar uma space shuttle que vendia na primeira versão do que hoje é o shopping Metropole, Jumbo, acho que era esse o nome. Ocorre que quando meu pai finalmente teve recursos para me dar o famigerado ônibus espacial, ele já havia sido vendido.

shuttleOutra criança ganhou o direito de explorar os confins da imaginação com um belo KIT. Tudo bem, eu tinha caixas de sapato, guache e muito durex :D.

Voltando ao assunto, alguns anos depois de ter descoberto Kerbal, fiquei sabendo que em suas verões mais atualizadas já havia sido implementadas centenas de peças, e um proto-sistema solar complexo e pronto para ser explorado.

Perdi muitos kerbins (nome dos simpáticos avatares do jogo), e com ele muito da minha inocência sobre as leis da física. Aprendi que no espaço não temos cima nem baixo, e que na verdade estamos sempre caindo, mas o sol nos puxa de volta.

Fiquei chocado ao perceber que, a despeito do que os filmes contam, não basta mirar para um corpo celeste e acelerar, porque provavelmente quando chegar ao local indicado, o seu destino já se afastou alguns bilhões de quilômetros!

Agora com sua versão 1.0 a pequena Valentina Kerbin me ensinou mais uma dura lição, reentradas na atmosfera com velocidades absurdas podem ser trágicas, e não há escudos térmicos que nos poupem das intempéries do universo.

reentry

Gravity your heartless bitch.

 

 

Deixe um comentário

