Olha lá Olha lá! A terra do povo que não entende metáforas

CityofStars

Ontem (11/02) fomos ao cinema. O filme foi muito bom, mas como todo bom blog, preciso reclamar um pouco.

Normalmente assistir um filme é uma experiência bem direta, você senta e fica vendo alguém te contar uma história. O filme que escolhemos seguiria essa mesma formulinha batida, eu inclusive cheguei com um baita preconceito – Pois pra mim La La Land seria apenas mais um romance melado.

Mas ai as coisas começam a divergirem da experiencia convencional.

Eu, ao contrário do conjunto de seres humanos que estavam sentados ao nosso lado, chamarei de humanos, pois assim não aplico qualquer rótulo, que posteriormente poderia ser utilizado para me acusar de algum ISMO – Como dizia, ao contrario dos outros seres humanos, já sabia que o filme se tratava de um músical, esse nem mesmo seria meu primeiro musical ( para sanar sua possível curiosidade digo: foi Sweeney Todd – que por sinal gostei muito) e ai amigos e amigas começa minha primeira reclamação.

Pula Lala Pula

Logo na cena de abertura, uma bela coreografia vai pouco a pouco nos apresentando o cenário onde a história se passará ( Los Angeles ) e seus protagonistas, e claro, assim que o primeiro ator começa a cantar o bando de seres humanos começam a reclamar em voz alta “Ah não acredito – é um musical! Que porcaria!” – Sim, estamos em 2017 certo? E temos pessoinhas coloridas que vão assistir um filme e não sabem nada sobre!

Isso, o filme ganhou o “brilhante” subtítulo de “Cantando Estações” e ainda sim, havia um número considerável de pessoas pegas completamente de surpresa, que sentiam o impulso de a cada cena musical reclamar e dizer umas para as outras que deveriam sair ( mas infelizmente, não sairam ).

A segunda coisa que percebi é: os seres humanos, em sua maioria  não sabem apreciar metáforas! Eles reclamam a cada cena, e interpretam ao pé da letra. Pra eles é realmente uma história onde as pessoas começam a cantar do nada, simplesmente não conseguem entender que as músicas são apenas outra forma dos atores externarem os sentimentos das personagens!

Stars_geekEremita_Lalaland

E falando em metáforas, por Merlin, uma das cenas mais bonitas do filme, onde o casal estreita seu relacionamento compartilhando sonhos, o musical se torna um pouco mais lúdico, e a plateia vai a loucura com brados de “Que mentira!“, “Até parece!” e o clássico porem indispensável “Aaaffeee“.

Tudo isso constantemente me fez “sair” do filme, e me tornou pensativo, realmente vale a pena pagar (caro) pra ir ver um filme e correr um risco de ter sua experiência aniquilada por pessoas que não conseguem ficar caladas durante o filme?

Mas mesmo com todo esse desconforto, preciso dizer que recomendo muito o filme. O último fato que me fez achar a experiência de ver La La Land diferente do que esperava: Não é um romance. A história tem toda a casca de um romance típico: Uma garçonete que quer seguir os passos da tia e ser atriz, e um pianista “fracassado” que deseja abrir um bar que só toca música que ninguém gosta (ei! eu gosto bastante de JAZZ!); Mas conforme a história se desenrola, vemos que o sonho, e a visão que cada um deles tem de, como e quando persistir lutando por algo que já parece perdido é muito mais importante do que o relacionamento per si (apesar dele ainda ter um papel importante).

Para finalizar, eu realmente recomendo que você assista o filme, se é uma das pessoas que não gostam de músicais, tenta mesmo assim, procure ver as músicas como um sentimento, e não como ações literais, aposto que você vai gostar.

Só não sei se posso te recomendar ver no cinema porque é bem provável que tenha uma horda de seres humanos ávidos para mostrar para todo o cinema que eles estão se sentindo enganados por comprarem ingressos para um musical, eca, quem gosta de musical?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s